Cães na história Idade Média

Cães têm sido criados em uma variedade de formas, cores e tamanhos tão grande que a variação pode ser ampla mesmo dentro de uma só raça, como acontece com esses Cavalier King Charles Spaniel.

Com o fim do Império Romano, o mundo entrou na fase da Idade Média, já com os cães espalhados pelo continente europeu, levados pelos mercadores fenícios do Oriente Médio à região mediterrânea e adentrado a região seguindo soldados romanos.
Foi nessa época que os caninos perderam o relativo prestígio de antes, já que doenças como a peste negra assolavam a Europa e eram os cães que comiam os cadáveres nas periferias das cidades.

A Igreja Católica, enquanto instituição mais influente, passou a relacioná-los à morte e considerá-los criaturas das trevas.
Sua mentalidade supersticiosa popularizou-os como animais de bruxas, vampiros e lobisomens.
Tal influência, por incentivo da Inquisição, resultou em matanças de lobos, cães e híbridos.
Indo ainda mais além, estipulou decretos que diziam que se qualquer preso acusado de bruxaria fosse visitado por um cão, gato ou pássaro, seria imediatamente considerado culpado de bruxaria e queimado na fogueira.
Apesar de toda a perseguição, no fim dessa época os cães já começavam a ser vistos como companhia infantil.

animais de estimação

História Cães

Olfato: considerado o principal sentido canino, superior ao de todos os outros animais. Tal característica marcante advém das ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal, que ocupam 160 cm², enquanto no homem a área chega a 5 cm².
Em outra comparação, as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, enquanto em um cão atingem 220 milhões.
Essencialmente farejador, o nariz do cão tem um grande número de fendas permanentes, diferentes de animal para animal, como as impressões digitais.
Por essa razão, ele pode ser usado para a identificação individual.
Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano.
Tal capacidade apurada permite a um cão adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros.
Os cães domésticos são agora encontrados em todo o mundo. Seus ancestrais selvagens, lobos cinzentos ocorreu em áreas continentais do hemisfério norte, incluindo a América do Norte e do Palearctic.