Gandhi


História da Humanidade
Mohandas Karamchand Gandhi é conhecido como Mahatma significa "Grande Alma". Ele era um ativista político astuto que lutou pela independência da Índia do domínio britânico e para os direitos dos pobres da Índia.
Mohandas Karamchand Gandhi era um líder do movimento nacionalista indiano contra o domínio britânico, e foi considerado para ser o pai de seu país. Ele é internacionalmente estimado por sua doutrina de protesto não-violento para alcançar o progresso político e social.
Foi uma das maiores decepções da vida de Gandhi que a liberdade indiano foi realizado sem unidade indiana.
Separatismo muçulmano tinha recebido um grande impulso enquanto Gandhi e seus colegas estavam na prisão, e em 1946-1947, como as disposições constitucionais finais estavam sendo negociados, a eclosão de motins comunais entre hindus e muçulmanos infelizmente criou um clima em que apela à razão de Gandhi e justiça, tolerância e confiança tinha pouca chance.
Quando a partição do subcontinente foi aceito-contra seu conselho, ele atirou-se de corpo e alma à tarefa de curar as cicatrizes do conflito comunal, visitou as áreas devastadas-motim em Bengala e Bihar, admoestou os fanáticos, consolou as vítimas, e tentou reabilitar os refugiados.
Na atmosfera desse período, sobrecarregado com desconfiança e ódio, esta era uma tarefa difícil e doloroso. Gandhi foi responsabilizado por partidários de ambas as comunidades.
Quando persuasão falhou, ele foi em um rápido. Ele ganhou pelo menos dois triunfos espetaculares; em setembro 1947 seu jejum parou o tumulto em Calcutá, e em janeiro de 1948, ele envergonhou a cidade de Delhi para uma trégua comunal.
Poucos dias depois, em 30 de janeiro, enquanto ele estava a caminho de sua reunião de oração à noite em Delhi, ele foi assasinado por Nathuram Godse, um jovem fanático hindu.
Nathuram Godse acreditava que Gandhi tratado muçulmanos com mais respeito do que os hindus, por incorporando o Alcorão em seus ensinamentos em templos hindus, por exemplo, enquanto se recusam a ler a partir do Bhagavad Gita em mesquitas.
Godse também criticou o que ele considerava ser o uso ineficaz de Gandhi de poder no Congresso Nacional Indiano durante e depois da divisão do país. Em 30 de janeiro, testemunhas disseram que Godse atirou por três vezes à queima-roupa em Gandhi, como Gandhi fez o seu caminho através do jardim de uma residência privada.
Gandhi estava sendo escoltando por quatro mulheres e ele estava cumprimentando membros do agregado familiar a caminho de oração, quando Godse disparou os tiros.
Gandi foi morto quase que instantaneamente, e Godse foi imediatamente preso. Em um comunicado divulgado vários meses depois, Godse notou que ele se curvou para Gandhi e desejou-lhe para que fique bem antes de abrir fogo.
"No meio da morte, a vida continua."
"Em meio a mentira, a verdade persiste."
"No meio da escuridão, luz persiste."

Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi

(mais informação)