O século XX (de 1901 a 2000)

O Rio de Janeiro em 1889.

O século XX (de 1901 a 2000) foi um período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, o século XX também foi largamente apelidado de "Século Sangrento".
Durante o século XX, tornou-se comum considerar décadas individuais como entidades históricas em si.
Determinadas tendências, estilos e atitudes seriam associadas e consideradas como a definição de décadas, em particular (que ficou conhecido como "anos vinte", "anos sessenta" e assim por diante). A década de 1950, ou simplesmente década de 50 ou ainda anos 50 foi o período de tempo entre 01 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959. É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade.
Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil.
Esta época também foi considerada a "idade de ouro" do cinema e também foi a época de importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA). Surge o Rock N' Roll, nos Estados Unidos que repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Chubby Cheker entre outros.


Crianças dividindo a ceia de Natal durante a Grande Depressão, após a quebra da Bolsa de Nova York e a sucessão de falências que se sucedeu, 1929, nos EUA.