O cão é o melhor amigo do homem

Apesar de que algumas pessoas possam crer que a frase "o cão é o melhor amigo do homem" é uma crença popular, não é assim, foi pronunciada pela primeira vez, em 23 de setembro de 1870 pelo advogado George Graham Vest, nos EUA.
A história desta frase é a seguinte:
Charles Burden, dono de um cão chamado Old Drum (Velho Tambor), descobriu que seu vizinho tinha matado seu cão a sangue frio sem motivo algum e decidiu denunciar o fato.
Seu advogado, George Graham Vest, fez o seguinte discurso no julgamento:

"Cavalheiros do júri: O melhor amigo que um homem possa ter, poderá se voltar contra ele e se converter em seu inimigo.
Seu próprio filho ou filha, a quem criou com amor e dedicação infinita, podem demonstrar ingratidão.
Aqueles que estão bem próximos de nosso coração, aqueles a quem confiamos nossa felicidade e bom nome, podem se converter em traidores.
O dinheiro que um homem tem, pode perder. Foge dele, talvez quando ele mais precisa.
A reputação de um homem pode ser sacrificada no momento de uma ação impensada.
As pessoas que se apressam a se ajoelharem a nossos pés quando o sucesso está conosco, podem ser as primeiras a jogarem a pedra da malícia quando o fracasso paira sobre nossas cabeças.
O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta — aquele que nunca é ingrato ou traiçoeiro — é seu cão.
Senhores jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença.
Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente, se apenas o deixarem estar ao lado de seu dono.
Ele beijará a mão que não tem alimento a oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo.
Ele guarda o sono de seu dono miserável como se este fosse um príncipe.
Quando todos os amigos o abandonarem, ele permanecerá.
Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor, como o sol em sua jornada através dos céus.
Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, sem amigos e sem abrigo, o cão fiel não pede mais do que o privilégio de acompanhá-lo, a fim de protegê-lo contra o perigo, a fim de lutar contra seus inimigos.
E quando chegar o último momento, a morte mostrar a sua cara e ele for enterrado na terra fria.
Ali junto à tumba, ficará o nobre animal, sua cabeça entre suas patas, os olhos tristes mais abertos e alertas a vigiar.
Nobre, sincero e amigo além da morte".
A sala encheu-se em um profundo silêncio e alguns inclusive começaram a chorar emocionados.
George Graham Vest — que, com seu discurso, arrancou lágrimas dos jurados e cunhou a célebre frase "o cão é o melhor amigo do homem".